sexta-feira, 7 de agosto de 2015

ANIVERSÁRIO DE 8 ANOS DA ADEFIJ - 08/08/2015

Sede da ADEFIJ

A ADEFIJ – Associação dos Deficientes Físicos de Jequié, Região e Amigos, estará completando 8 anos de fundação no dia 08/08/2015.

O OBSERVATÓRIO Ação SOCIAL – Jequié parabeniza a todos associados e a diretoria da ADEFIJ, pela importante data de seu 8º aniversário com relevantes serviços prestados ás pessoas com Deficiência Física de Jequié e Região.

Muitas lutas realizadas
Um sonho que começou com uma primeira conversa de Luiz, Evando Sérgio e Evando Cardoso, após algumas reuniões foi realizada a solenidade de fundação da ADEFIJ no dia 08 de agosto de 2007. Tendo como 1º Presidente - Luiz, Vice - Evando Sérgio e  Secretário - Evando Cardoso.

Carlos Luiz Queiroz ex-Presidente
Idealizador e que faleceu recentemente


Fazemos um agradecimento especial ao nosso saudoso Luiz, pelo muito que lutou pela ADEFIJ, desejando sucesso ao Presidente atual - Josué e a toda diretoria, para que continuem desenvolvendo as ações importantes para as pessoas com Deficiência Física. 

Nestes 8 anos da ADEFIJ, o apoio dos parceiros e das outras Associações - AJECE, APAE, ASCEEJE, COMDEF, APIB - foi indispensável
D. Iolanda
Acesso aos ônibus coletivos urbanos
“ A ADEFIJ vem nestes 8 anos buscando melhorias e benefícios para as Pessoas com Deficiência Física. Vemos que é muito difícil pela falta de apoio das autoridades e dos Órgãos responsáveis. Exemplo: o Transporte Coletivo urbano local  não é  adaptado e continuo como muitos outros cadeirantes,  não tendo acesso aos ônibus urbanos apesar da luta incansável do ex-Presidente Luiz. 

Aproveito para cobrar da Prefeitura e pedir ajuda ao Ministério Público, para que seja respeitado o nosso direito de ir e vir. Tenho esperança que no futuro, aqui em Jequié, a Lei de Acessibilidade e a Lei do Atendimento Prioritário não fiquem só no papel, como muitos outros Direitos das Pessoas com Deficiência” disse D. Iolanda – cadeirante e Diretora da ADEFIJ.

Evando Sérgio 
 Rua Mota Coelho, Jequié
Total falta de acessibilidade para todos.
Pessoas tem que andar pelo meio da Rua
dividindo espaço com os veículos.
 Ouvimos também Evando Sérgio – cadeirante e Vice Presidente da ADEFIJ que disse: “São 8 anos de muita luta e muita dificuldade para fazer valer os nossos direitos que são constantemente desrespeitados, como a Lei de Atendimento Preferencial e o nosso  direito de ir e vir. O trânsito de Jequié é um risco constante para as pessoas ditas normais e principalmente para as pessoas com Deficiência e os Idosos. Desrespeito nos passeios e nas rampas para cadeirantes. A Empresa de ônibus urbanos RIO DE CONTAS não cumpre a Lei de Acessibilidade. A Prefeitura que fez a concessão não cumpre o seu papel de fiscalização. O acesso a sede do Governo Municipal não existe, como também a outros Órgãos Municipais, Estaduais e Federais. Acessibilidade não é só poucas rampas nas Avenidas principais do Centro da Cidade. Vemos também como Acessibilidade, a Pessoa com Deficiência Física passar a ter acesso de fato a Educação,  Saúde, Capacitação Profissional, Habitação, Transporte Coletivo, Esportes, Cultura e Lazer.” Concluiu.

Rampa para cadeirantes em frente a SWS

Desrespeito nas faixas de pedestres


Ciclistas - Bicicletas na contra mão é regra em Jequié

Sanitários do Posto de Saúde Campo do América - Jequié
recém-construídos e não adaptados
para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida



Faixa de piso tátil e rampa para cadeirantes
calçada do Posto Badica/Jequié


Passeio - Rua Santa Luzia
Passeio - Rua Santa Luzia
Banco Itaú - Rua da Itália, Jequié 
demora constante para abertura da porta com acessibilidade
para as pessoas com deficiência

















Nenhum comentário:

Postar um comentário