segunda-feira, 27 de julho de 2020

INSCRIÇÕES FIES 2020


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Esplanada dos Ministérios Bloco L, Edifício Sede - Bairro Zona Cívico-Administrativa, Brasília/DF, CEP 70047-900
Telefone: 0800-616161 - http://fies.mec.gov.br/

Prezado(a) estudante,

A forma de acesso ao Fies mudouFez o Enem a partir de 2010, atingiu no mínimo 450 pontos na média, não zerou na redação e quer participar do programa, cadastre-se em https://acesso.gov.br/ e fique pronto para a inscrição!

As inscrições para o Fies vão de 28 de julho até 23h59 do dia 31 de julho(horário oficial de Brasília/DF).

Não perca a oportunidade de se candidatar a uma vaga para o financiamento de um curso superior!

Para mais informações, acesse http://fies.mec.gov.br.

Atenciosamente,

Ministério da Educação

quinta-feira, 9 de abril de 2020

COVID-19: GRUPO DE RISCO (IMAIS VULNERAVEIS) DOSOS E DOENTES CRÔNICOS



COVID-19: GRUPO DE RISCO - 
(MAIS VULNERÁVEIS) IDOSOS E DOENTES CRÔNICOS

Por Ion de Andrade  e  Massimo Giangaspero - 23/03/2020

...Os idosos e doentes crônicos deveriam ser protegidos de maneira específica.
Como em tantas outras doenças, se há grupos particularmente expostos e vulneráveis é a eles, em primeiro lugar, que os esforços devem ser dirigidos no sentido de que tenham a suas vidas poupadas
O que fazer?
Em primeiro lugar é crucial que a Saúde Pública mundial reconheça que há dois padrões distintos de adoecimento, o do jovem, com idade inferior a 60 anos e o dos idosos, com idade superior a 60 anos e que os trate de maneira distinta.
Aos idosos e doentes crônicos, é preciso claramente que se tornem o alvo número um das políticas de prevenção e de isolamento social. As restrições à circulação desse grupo ocupam de fato, uma PRIORIDADE ABSOLUTA, pois da integridade deles depende a saúde de todos.

Ion de Andrade é médico epidemiologista da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN e pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde LAIS/UFRN;
Massimo Giangaspero é virologista especialista em epidemiologia e zoonoses
Jornal GGN -


quinta-feira, 2 de abril de 2020

COVID 19 (LETALIDADE) 90% dos mortos são idosos


IDOSOS ESTÃO NO GRUPO DE MAIOR RISCO
A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) destaca a importância dos cuidados com a saúde do idoso relacionados ao coronavírus, cujos agentes infecciosos provocam sintomas similares a outras doenças, como o influenza, comum na população idosa.
Segundo a presidente da Comissão de Imunização da SBGG, Drª Maísa Kairalla, pesquisas têm demonstrado maior vulnerabilidade entre idosos quanto à incidência da nova epidemia. “Existe a imunossenescência, que é o envelhecimento natural do organismo e pode deixar a pessoa idosa mais suscetível a infecções em geral”. 
.



domingo, 29 de março de 2020

LETALIDADE DO COVID-19 - IDOSOS ESTÃO NO GRUPO DE MAIOR RISCO


O Coronavírus em algumas Cidades afeta os mais jovens, 
é sempre mais letal com os mais Idosos.
M
O distanciamento social é vital para as pessoas vulneráveis 

Dada a dificuldade que os idosos têm para controlar a infecção viral, a melhor opção é, desde o início, evitar ser infectados. E é aí que a ideia de distanciamento social adquire importância, em especial no que diz respeito à Covid-19.

sexta-feira, 27 de março de 2020

PORQUÊ OS IDOSOS SÃO MAIS VULNERÁVEIS AO CORONAVÍRUS

I
 Postado dia 17 de março de 2020  em ESMAC In Dica, Noticias
Compartilhar

Os idosos costumam ser mais vulneráveis a doenças infectocontagiosas, e a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, não é exceção.
Relatórios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde colocam os mais velhos entre os mais suscetíveis e entre aqueles afetados pelos maiores índices de letalidade quando atingidos pelo novo coronavírus
A coluna ESMAC IN DICA falou com a Enfermeira Ralrizônia Sousa, que é Professora na Faculdade ESMAC, e atua na Urgência e Emergência dos municípios de Belém e Ananindeua,  sobre os cuidados com idosos mediante a pandemia do coronavírus.
Segundo Ralrizônia, os cuidados devem ser dobrados com os idosos. Ela explica por que essa faixa etária está entre os grupos mais vulneráveis ao contágio.
·         O sistema imunológico dos idosos costuma ser deficiente por causa da idade.
·         Mesmo as vacinas tomadas na juventude já não são tão eficazes, portanto há menos anticorpos no organismo.
·         Os pulmões e mucosas tornam-se mais frágeis e vulneráveis a doenças virais.
·         O idoso costuma engasgar e aspirar mais, inclusive levando mais a mão à boca, aumentando o risco de contágio.

Ralrizônia, alerta que cuidadores e familiares que costumam ficar perto de idosos devem redobrar a atenção com relação à limpeza das próprias mãos e roupas antes de entrar em contato com os mais velhos.

Núcleo de Apoio ao Idoso
Observatório MUNICIPAL de AÇÃO Social

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

EDITAL DE CONVOCAÇÃO - ELEIÇÃO ADEFIJ, Gestão 2020/2022


EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ELEIÇÃO DA DIRETORIA DA ADEFIJ - GESTÃO 2020/2022

ADEFIJ - Associação dos deficientes físicos de Jequié, Região e Amigos, com sede nessa Cidade, à Rua Milton Muniz nº 28 – Centro, juntamente com a Comissão Eleitoral devidamente constituída. CONVOCA através do presente Edital todos os Associados da ADEFIJ, para participarem das eleições gerais para escolha da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal para o Biênio 2020/2022 que ocorrerá no dia 21 de fevereiro de 2020 das 8:00h às 12:00h na Sede da ADEFIJ.

Da composição:

As chapas serão compostas dos seguintes cargos na Diretoria Executiva: (a) Presidente, (b) Vice-Presidente, (c) Primeiro Secretário, (d) Segundo Secretário, (e) Primeiro Tesoureiro, (f) Segundo Tesoureiro. O Conselho fiscal será composto por 3 (três) cargos: (a) Presidente, (b) Vice- Presidente, (c) Secretário(a).

Das Inscrições:


As inscrições das chapas concorrentes, deverão ser  feitas mediante expediente dirigido a Comissão Eleitoral até o dia 31 de janeiro de 2020 – sexta feira ás 12:00hs, (último dia de prazo de inscrição), através de documento contendo os cargos, nomes e assinatura.
Serão aceitas somente inscrições de chapas completas com todos os cargos, obedecendo 2/3 de pessoas com deficiência na composição da chapa.
Após o recebimento da inscrição, a Comissão Eleitoral divulgará no mural da ADEFIJ, uma cópia das chapas inscritas.
O Candidato que se inscrever em mais de uma chapa terá sua candidatura impugnada, não podendo participar da eleição.

Das demandas e impugnações:

O prazo para impugnação de candidaturas será até o dia 07 de fevereiro de 2020.
As demandas e impugnação de candidatura far-se-á por escrito (em duas vias), ao Presidente da Comissão Eleitoral, protocolado necessariamente, e fundamentado em provas (cópias ou testemunhas),
Em caso de candidaturas indeferidas, os responsáveis pelas chapas serão notificados imediatamente pela Comissão Eleitoral e terão um prazo de 24h (vinte e quatro horas) a partir da publicação do ofício, para apresentar as razões de defesa e resolver os problemas documentais, reenviando a documentação para a Comissão Eleitoral.
Passado o período de impugnação de candidatura, a Comissão Eleitoral divulgará no quadro informativo da ADEFIJ, os números das chapas que estarão presentes na cédula de acordo com a ordem de inscrição e o nome do Presidente.
A Comissão Eleitoral, à qual competirá apreciar e julgar toda e qualquer matéria referente ao registro, demandas, dúvidas, impugnação de chapas e candidatos, tendo como base legal, o Estatuto da ADEFIJ.

Das eleições:

A eleição ocorrerá na Sede da ADEFIJ no dia 21 de fevereiro de 2020 das 8:00h às 12:00h.
A Comissão Eleitoral ficará responsável por divulgação, confecção e autenticação das cédulas, convite de todos os associados, execução e fiscalização das eleições; apuração dos votos; proclamação da chapa vencedora – que obter 50% +1 dos votos; e dar posse aos eleitos
Iniciada a votação, o associado se dirigirá à mesa de votação, será identificado através de documento Oficial com foto, assinará a folha de votação, receberá a cédula pela Comissão Eleitoral, dirigir-se-á à cabine e, após assinalar no quadro de sua preferência, dobrará a cédula e depositará o voto na urna colocada na mesa receptora.

Comissão Eleitoral:

A Comissão Eleitoral será composta dos seguintes membros:
Evando Sergio Souza Brandão - Presidente
Carlos Augusto Souza Brito – 1º Secretário
Jaldo Santana Roseno – 2º Secretário

Todas as dúvidas e sugestões sobre o processo eleitoral poderão ser enviadas por escrito para a Comissão Eleitoral, que serão protocoladas e esclarecidas de acordo com o que determina o Estatuto da ADEFIJ.

Disposições Gerais:

Os casos omissos nesse Edital serão deliberados pela Comissão Eleitoral

Jequié, 21 de Janeiro de 2020
                                            _______________________________________
                                                               Andréa Santana Correa
                                                                Presidente da ADEFIJ

CALENDÁRIO DO PROCESSO ELEITORAL - ADEFIJ