quinta-feira, 9 de abril de 2020

COVID-19: GRUPO DE RISCO (IMAIS VULNERAVEIS) DOSOS E DOENTES CRÔNICOS



COVID-19: GRUPO DE RISCO - 
(MAIS VULNERÁVEIS) IDOSOS E DOENTES CRÔNICOS

Por Ion de Andrade  e  Massimo Giangaspero - 23/03/2020

...Os idosos e doentes crônicos deveriam ser protegidos de maneira específica.
Como em tantas outras doenças, se há grupos particularmente expostos e vulneráveis é a eles, em primeiro lugar, que os esforços devem ser dirigidos no sentido de que tenham a suas vidas poupadas
O que fazer?
Em primeiro lugar é crucial que a Saúde Pública mundial reconheça que há dois padrões distintos de adoecimento, o do jovem, com idade inferior a 60 anos e o dos idosos, com idade superior a 60 anos e que os trate de maneira distinta.
Aos idosos e doentes crônicos, é preciso claramente que se tornem o alvo número um das políticas de prevenção e de isolamento social. As restrições à circulação desse grupo ocupam de fato, uma PRIORIDADE ABSOLUTA, pois da integridade deles depende a saúde de todos.

Ion de Andrade é médico epidemiologista da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN e pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde LAIS/UFRN;
Massimo Giangaspero é virologista especialista em epidemiologia e zoonoses
Jornal GGN -


quinta-feira, 2 de abril de 2020

COVID 19 (LETALIDADE) 90% dos mortos são idosos


IDOSOS ESTÃO NO GRUPO DE MAIOR RISCO
A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) destaca a importância dos cuidados com a saúde do idoso relacionados ao coronavírus, cujos agentes infecciosos provocam sintomas similares a outras doenças, como o influenza, comum na população idosa.
Segundo a presidente da Comissão de Imunização da SBGG, Drª Maísa Kairalla, pesquisas têm demonstrado maior vulnerabilidade entre idosos quanto à incidência da nova epidemia. “Existe a imunossenescência, que é o envelhecimento natural do organismo e pode deixar a pessoa idosa mais suscetível a infecções em geral”. 
.