domingo, 31 de agosto de 2014

MESÁRIOS – PAPEL ESSENCIAL



 MESÁRIOS – PAPEL ESSENCIAL


A Justiça Eleitoral trabalha desde 2004 [por meio do programa Mesário Voluntário] para incentivar o eleitor para se voluntariar, a trabalhar e exercer a cidadania no dia da eleição. Ele tem o papel fundamental nesse dia. Algumas ações vêm sendo desenvolvidas nesse sentido, alguns TREs firmam parcerias com universidades para concessão de credito estudantil, para contar como horas de estágio, para incentivar os estudantes universitários.
.
Números preliminares divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) demonstram que as eleições gerais de 2014 contarão com um montante estimado de mais de 2,4 milhões de mesários distribuídos por todo o Brasil, e em 141 cidades de 89 países. Desse total, aproximadamente 1 milhão e 300 mil são mesários voluntários. Com o término do pleito, os dados serão atualizados pela Justiça Eleitoral.
.

Em comparação às eleições de 2010 houve um aumento no número de colaboradores voluntários. Naquele ano, o quantitativo do voluntariado foi de 404.723 dos mais de 2,1 milhões de cidadãos que prestaram serviços nos dias de votação.


 A secretária de gestão de pessoas e coordenadora do Grupo de Trabalho de Mesários do TSE, Zélia Miranda, lembrou que “o mesário tem um papel essencial no processo eleitoral e participação importante no exercício da cidadania”.
.
Benefícios para o mesário:
·         Ato de cidadania: contribuir para o processo eleitoral democrático.
·         Aprendizado: aquisição de novos conhecimentos.
·         Dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral.
·         Auxílio-alimentação para o dia da eleição.
·         Créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, se conveniadas com os tribunais regionais eleitorais.
·         Vantagem de desempate em concurso público, se houver previsão em edital.
.
Penalidades:
As penalidades para quem não comparecer e não justificar estão previstas na legislação eleitoral. Se alguém estiver impedido de ser mesário, for convocado e não informar à Justiça Eleitoral estará sujeito à multa ou prisão por até seis meses.
Fórum da Justiça Eleitoral - Jequié/Ba
 Contato - Justiça Eleitoral Jequié
e-mail:  zona022@tre-ba.jus.br    tel.  3525.5347
              zona023@tre-ba.jus.br    tel. 3525.5374
.
Fonte:: TSE e TRE/Ba


Nenhum comentário:

Postar um comentário