sexta-feira, 24 de abril de 2015

FÁBULAS DE ESOPO - A Liga dos animais - semana 1


A LIGA DOS ANIMAIS 




A onça chamou e reuniu todos os animais da selva e fez uma proposta: 
- Que tal se nos uníssemos e fundássemos a LIGA DOS ANIMAIS? Tudo o que caçarmos de hoje em diante será dividido entre todos. Desta forma nunca nos faltará alimento. 
Todos aplaudiram a ideia. Afinal, a onça era a melhor caçadora que havia na região. Certamente, pensaram eles, todos nós sairemos lucrando. 
No final da tarde a raposa apareceu com um gambá que havia caçado. 
Eis aqui a minha contribuição para nossa liga. Vamos dividir em partes iguais. 
A onça adiantou-se:  
A primeira parte é minha porque fui eu que dei a ideia e sou a mais velha. 
Sem discutir, todos concordaram. Mas ela não parou por ai. 
- A segunda parte também é minha porque sou a mais forte e preciso manter-me bem alimentada. 
Os animais presentes acharam aquilo esquisito, mas vá lá. 
E continuou a onça: 
A terceira parte também é minha porque sou a mais valente. 
Inconformada com a divisão injusta, a raposa tomou a palavra e disse: 
- Calma lá, essa quarta parte é nossa, afinal fui eu que cacei o gambá. 
- Ah... é? - disse a onça arreganhando os dentes - pois venham pegá-lo se puderem. 


Moral da história: 
Quando alguém propõe igualdade para todos, desconfie. Quem estiver no poder sempre ficará com a maior parcela. 


Qualquer coincidência é mera semelhança

Nenhum comentário:

Postar um comentário