domingo, 27 de setembro de 2015

Avaliação dos alunos indisciplinados e/ou com dificuldades de aprendizagem

 
Avaliação dos alunos indisciplinados 
e/ou com dificuldades de aprendizagem
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 Texto: Sandra Petry*       (Dezembro/2008)
                                                         Pedagoga, Orientadora Educacional  
da Rede Municipal de Jaraguá do Sul-SC.

O professor percebe, ao longo do ano, os alunos com maiores dificuldades de aprender e sabe que é nesses que sua atenção e sua experiência técnica deve se focar.

Porém, é comum que a ansiedade e a pressão do ambiente escolar acabem por transformar a avaliação em punição, assim como os baixos resultados dos alunos frente aos parâmetros esperados, façam-nos, por sua vez, os tais “indisciplinados”. Quando as distorções se encontram (a do professor e a do aluno), confunde-se a indisciplina do aluno com desrespeito e desinteresse, a reprovação toma a vez do Juízo Final, do Dia do Julgamento. Há alunos indisciplinados com boas notas, mas esta indisciplina quer dizer algo à escola...



Lembre-se dos conselhos de classe: “Fulano apronta todas e tem nota baixa: reprovamos!” “Beltrano é muito “fraquinho”, mas é quieto, se esforça: uma chance - aprovamos!” “É novinho e nunca reprovou...bomba nele!”

Quando paramos para refletir, lembramos que reprovação não é castigo, não é vingança, não é solução. Reprovação é fracasso do sistema de ensino (quando existe um), fracasso da escola, da família. Mas a vítima é o aluno. Achamos justo que o aluno desrespeitoso, debochado, indisciplinado e arrogante seja reprovado.



Quantas vezes o sistema de orientação educacional desenvolveu um trabalho completo, de visão sistêmica, sobre este aluno, sua situação e sua família?

Por trabalho completo entende-se aquele onde a orientação educacional ou coordenação pedagógica estudam o caso e sua história de vida, traçam o perfil socioeconômico, educativo, familiar, afetivo, clínico e cognitivo e fazem os devidos encaminhamentos; depois traçam metas conjuntas (aluno –escola –família -centros especializados) e acompanhamento adequados, devolutivas aos professores, apoio pedagógico, orientação, novos parâmetros de aprender conteúdos que tenham significado, novos olhares de mundo, alternativas de conduta, escolhas de vida.




Claro que já temos a esta altura educadores rindo: em qual mundo o (a) autor (a) vive? Quantas escolas brasileiras possibilitam tais trabalhos de orientação educacional?  Por acaso substituir professores faltosos ou fazer cartazes para homenagens é trabalho de orientação? Dar bronca no Juquinha ajuda em quê?


Se não exigirmos o real trabalho dos orientadores, psicólogos escolares e coordenadores, mesmo com a melhora do nível educacional e da didática, nosso ensino será um fracasso.



Núcleo de Apoio as Dificuldades de Aprendizagem
OBSERVATÓRIO Ação SOCIAL - Jequié
Participação Popular Cidadã





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