domingo, 7 de agosto de 2016

ANIVERSÁRIO DE 9 ANOS DA ADEFIJ - 08/08/2016

Sede da ADEFIJ
A ADEFIJ – Associação dos Deficientes Físicos de Jequié, Região e Amigos, estará completando 9 anos de fundação no dia 08/08/2016.

9 anos - parabéns

O OBSERVATÓRIO de Ação SOCIAL – Jequié parabeniza a todos associados e a diretoria da ADEFIJ, pela importante data de seu 9º aniversário com relevantes serviços prestados às pessoas com Deficiência Física de Jequié e Região.

Muitas lutas realizadas
Um sonho que começou com uma primeira conversa de Luiz, Evando Sérgio e Evando Cardoso, após algumas reuniões foi realizada a solenidade de fundação da ADEFIJ no dia 08 de agosto de 2007. Tendo como 1º Presidente - Luiz, Vice - Evando Sérgio e  Secretário - Evando Cardoso.

Carlos Luiz Queiroz ex-Presidente
Idealizador e que faleceu em 2015

Fazemos um agradecimento especial ao nosso saudoso Luiz, pelo muito que lutou pela ADEFIJ, desejando sucesso a Presidente atual - Andréa e a toda diretoria, para que continuem desenvolvendo as ações importantes para as pessoas com Deficiência Física. 

Nestes 9 anos da ADEFIJ, o apoio dos parceiros e das outras Associações - AJECE, APAE, ASCEEJE, COMDEF, APIB - foi indispensável
D. Iolanda
Falta de acessibilidade nos ônibus coletivos urbanos
“ A ADEFIJ vem nestes 8 anos buscando melhorias e benefícios para as Pessoas com Deficiência Física. Vemos que é muito difícil pela falta de apoio das autoridades e dos Órgãos responsáveis. Exemplo: o Transporte Coletivo urbano local  não é  adaptado, tendo como consequência,  muitos cadeirantes  sem acesso aos ônibus urbanos apesar da luta incansável do ex-Presidente Luiz. 

Aproveito para cobrar da Prefeitura e pedir ajuda ao Ministério Público, para que seja respeitado o nosso direito de ir e vir. Tenho esperança que no futuro, aqui em Jequié, a Lei de Acessibilidade e a Lei do Atendimento Prioritário não fiquem só no papel, continuando sendo "Leis para Inglês ver", como muitos outros Direitos das Pessoas com Deficiência” disse D. Iolanda – cadeirante e Diretora da ADEFIJ.

Evando Sérgio -  Rua Mota Coelho, Jequié
Total falta de acessibilidade para todos.
Pessoas tem que andar pelo meio da Rua
dividindo espaço com os veículos.

Andréa Correia - atual Presidente
 Ouvimos também Evando Sérgio – cadeirante e Vice Presidente da ADEFIJ que disse: “São 9 anos de muita luta e muita dificuldade para fazer valer os nossos direitos que são constantemente desrespeitados, como a Lei de Atendimento Preferencial e o nosso  direito de ir e vir. O trânsito de Jequié é um risco constante para as pessoas ditas normais e principalmente para as pessoas com Deficiência e os Idosos. Desrespeito nos passeios e nas rampas para cadeirantes. A Empresa de ônibus urbanos RIO DE CONTAS não cumpre a Lei de Acessibilidade. A Prefeitura que fez a concessão não cumpre o seu papel de fiscalização. O acesso a sede do Governo Municipal não existe, como também a outros Órgãos Municipais, Estaduais e Federais. Acessibilidade não é só poucas rampas nas Avenidas principais do Centro da Cidade. Vemos também como Acessibilidade, a Pessoa com Deficiência Física passar a ter acesso de fato a Educação,  Saúde, Capacitação Profissional, Habitação, Transporte Coletivo, Esportes, Cultura e Lazer.” Concluiu.

Rampa para cadeirantes em frente a SWS
Desrespeito nas faixas de pedestres


Ciclistas - Bicicletas na contra mão é regra em Jequié
Sanitários do Posto de Saúde Campo do América - Jequié
recém-reformados e não adaptados
para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida


Faixa de piso tátil e rampa para cadeirantes
calçada do Posto Badica/Jequié


Passeio - Rua Santa Luzia
Passeio - Rua Santa Luzia
Banco Itaú - Rua da Itália, Jequié 
demora constante para abertura da porta com acessibilidade
para as pessoas com deficiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário