JURAMENTO DE HIPÓCRATES
HIPÓCRATES, médico grego, nasceu na Ilha de Cós, aproximadamente em 460a.C.. Considerado o pai da Medicina, é o mais célebre médico da Antiguidade e o iniciador da observação clínica.
Seu trabalho marca o fim da Medicina como manifestação mágica e divina e inaugura a ciência baseada na observação clínica.
O Juramento, trabalho que resume sua ética, é pronunciado até hoje pelos formandos de Medicina. Este juramento é recitado cada vez que no Ocidente os estudantes de medicina colam grau em sua formatura.
O Juramento de Hipócrates foi atualizado em 1948 pela Declaração de Genebra, a qual vem sendo utilizada em vários países por se mostrar social e cientificamente mais próxima da atual realidade
Uma versão mais atualizada é atualmente utilizada no Brasil, sendo a mais difundida:
"Prometo que, ao exercer a arte de curar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, o que terei como preceito de honra. Nunca me servirei da minha profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu para sempre a minha vida e a minha arte com boa reputação entre os homens; se o infringir ou dele afastar-me, suceda-me o contrário."
Nenhum comentário:
Postar um comentário