DISLEXIA, TDAH, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
AVALIAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Por Gilmar de Oliveira *
“É fundamental de se lembrar, que até a famosa preguiça é um
sintoma, não a causa da dificuldade de aprendizagem. Um sintoma que traz algo
maior, que deve ser identificado e minimizado.”
...“Não deve existir prazer em ver um aluno reprovar de ano,
mesmo que ele seja indisciplinado ou preguiçoso. Nem é “justiça” reprovar o
aluno apático”
Triste é o professor levar para o lado pessoal. Pior é usar
nota (este grande mal da educação) para punir. Horrível é um aluno reprovar sem
se saber a causa do desinteresse, do fraco rendimento.
COMPARTILHE! |
Não há reprovação
quando um programa de reestruturação do aprendizado é promovido.
Ou seja, por causa física ou emocional (ou ambas), ou por
“descompromisso” com a realidade do aluno é que ocorre o fracasso na escola.
Mas algo precisa ser feito, tanto no âmbito político quanto no individual: que
cada especialista ou professor encaminhe a família para um especialista, peça a montagem de um programa de acompanhamento
pedagógico, oriente a família ou denuncie a negligência ao Conselho Tutelar ou
ao Ministério Público, se for o caso. Existem causas diferentes em cada caso de
déficit na aprendizagem, mesmo com diagnóstico semelhante, cada caso tem suas
particularidades.
* Gilmar de Oliveira, psicólogo clínico e institucional; CRP 12/01950. e professor universitário (INESA); especialista em Neuropsicologia e Aprendizagem e Mestre em Educação e Cultura. Endereço eletrônico: gilmardeoliveira@uol.com.br
SOLICITE:
e-mail: observatoriosocialjequie@gmail.com
CARTILHAS, MATERIAIS E ORIENTAÇÕES:
Dificuldades de Aprendizagem
Dislexia
TDAH - (para Pais)
TDAH - (para Educadores)
OBSERVATÓRIO SOCIAL - JEQUIÉ
Núcleo de Apoio as Dificuldades de aprendizagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário