Do UOL, em São Paulo
Escolas sem carteiras e sem banheiro, alunos sem livros e
sem merenda escolar. Esses foram alguns dos problemas encontrados pela
fotógrafa Cláudia Martini em escolas públicas de cinco Estados brasileiros.
Convidada pelo MPF (Ministério Público Federal) a registrar
unidades com os piores índices de desempenho escolar do país, Cláudia não teve
dúvidas em aceitar o desafio, mas não imaginava o que veria em escolas de
Alagoas, Amapá, Pará, Rio de Janeiro e Roraima.
"É um absurdo. Voltei para casa completamente mexida,
deprimida por ter visto crianças e professoras se esforçando tanto para manter
uma escola em que falta tudo", confessa a fotógrafa.
Os registros de Cláudia serviram de base também para
inquéritos dos Ministérios Públicos estaduais e federais no projeto MPEduc
(Ministério Público pela Educação).
Confira abaixo trechos da conversa com Cláudia Martini.
Confira abaixo trechos da conversa com Cláudia Martini.
UOL - As escolas com problemas em que você fez fotos eram
exceção em cada uma das cidades?
Cláudia - Infelizmente não. As escolas públicas que visitei
apresentavam problemas estruturais, como rachaduras, infiltrações, fiação
elétrica aparente, falta de acessibilidade para alunos portadores de
necessidades especiais, quadros negros, mobiliário escolar, área de lazer e
cozinhas em péssimas condições ou inadequadas; falta de ventiladores ou ar
condicionado; livros didáticos não distribuídos, empilhados e estocados de
forma inadequada.
UOL - E do que reclamavam os professores no seu caminho?
Cláudia - Todos os tipos de reclamação. Me deparei com
professoras exaustas porque se dividem entre educadoras, merendeiras,
serviçais. Vi serviçal que se tornou professora da noite para dia e alegou não
estar preparada para a função, mas disposta a ajudar no que fosse possível para
que as crianças não parassem de estudar. Com professoras que sequer tinham um
quadro negro para dar aula e com outra que tirava todo o dia o quadro da parede
para que os cupins não o comessem de vez; com a falta de material didático e
escolar; com a falta de banheiro.
UOL - Após as andanças, o que você gostaria de mudar na
educação do país?
Cláudia - O descaso das autoridades e o despreparo dos gestores escolares. A profissionalização dos gestores escolares. Diretores comprometidos em instituir uma nova realidade, na unidade de ensino a que se dedicam, contribuiriam para formação de cidadãos ativos, capazes de exercer sua cidadania.
Cláudia - O descaso das autoridades e o despreparo dos gestores escolares. A profissionalização dos gestores escolares. Diretores comprometidos em instituir uma nova realidade, na unidade de ensino a que se dedicam, contribuiriam para formação de cidadãos ativos, capazes de exercer sua cidadania.
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