Só
10% no ensino médio público
atingem nível satisfatório no Brasil
Entre
os alunos matriculados no último ano do ensino médio em escolas estaduais
brasileiras, somente 10% atingem níveis satisfatórios ao concluir a etapa.
Trata-se de uma das principais conclusões de um estudo elaborado pelo Instituto
Alfa e Beto, organização não governamental da área educacional, com sede em
Brasília.
Os
números, segundo a pesquisa, indicam um baixo índice de estudantes com
habilidades mínimas e provoca uma reflexão sobre a qualidade da formação dos
jovens na rede pública. Para elaborar o documento, foram analisados dados do
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, com base no relatório "Enem
por Escola", divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais (Inep).
Aproximadamente 80% dos alunos avaliados das redes
estaduais não estariam aptos a terminar o ensino médio, pois obtiveram nota
inferior a necessária. Ao contar apenas os estudantes matriculados no terceiro ano dos
colégios estaduais, essa margem aumenta para 90%.
"Nossos
alunos não estão aprendendo o que é proposto pelo currículo do ensino médio.
Temos de melhorar a forma com que estamos ensinando ou temos de mudar o
currículo? Eu diria que as duas coisas", diz o presidente do IDados
(divisão do Instituto que guiou o estudo), Paulo Rocha e Oliveira. É possível,
ainda, estabelecer uma comparação entre alunos de escolas estaduais e privadas.
Cerca de metade das instituições privadas tem média acima do ponto de corte do
nível 3 - enquanto no universo da rede estadual, menos de 2% das escolas
conseguem superar essa média. Só 4 escolas estaduais atingiram média superior a
700 pontos, índice alcançado por 549 colégios particulares.
As
informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Núcleo de Apoio a Educação
do OBSERVATÓRIO Ação SOCIAL - Jequié
Participação Popular Cidadã
Participação Popular Cidadã
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