domingo, 11 de dezembro de 2016

CAMPANHA DA DENGUE, ZIKA /CHICUNGUNHA - Verão 2017

2017 - Verão chegando
CAMPANHA DA DENGUE, ZIKA E CHICUNGUNHA
 VERÃO 2017
 
Faça Parte, faça sua parte


Chicungunha é um aportuguesamento de chikungunya, o nome da doença na língua maconde, um dos idiomas oficiais da Tanzânia, onde foi documentada a primeira epidemia da doença em 1953. O termo provém da raiz verbal kungunyala, e significa "tornar-se dobrado ou contorcido", em referência à aparência curvada dos pacientes, motivada pelas intensas dores articulares e musculares, características da doença.

Os sintomas da febre chicungunha são característicos de uma virose. Os sintomas iniciais são febre acima de 39º, de início repentino, dores intensas nas articulações de pés e mãos, dedos, tornozelos e pulsos, dores de cabeça, dores musculares e manchas vermelhas na pele. 



O período de verão é uma época de muita alerta. Estamos entrando no período crítico no que se refere à transmissão de dengue  e Chicungunha . A temperatura mais elevada, chuvas, o período de férias, podem favorecer a proliferação do vetor transmissor da dengue e Chicungunha , o mosquito Aedes aegypti. Por isso é muito importante que a população participe dessa luta.


A população já conhece bem os principais modos de evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e Chicungunha . Cada um tem que fazer parte, fazer sua parte, pois em 90% dos casos, o foco do mosquito está dentro das residências. 



O ideal é que cada cidadão/ã faça parte, faça sua parte com cuidados simples, e se junte nessa luta contra a dengue/Chicungunha  e preservar a saúde de todos.




É interessante ressaltar que a Chicungunha , diferentemente da dengue, por exemplo, doença viral transmitida pelos mesmos vetores, uma parte dos indivíduos infectados pode desenvolver a forma crônica da doença, com a permanência dos sintomas, que podem durar entre 6 meses e 1 ano



Nenhum comentário:

Postar um comentário