O CONTROLE SOCIAL é a participação do cidadão, um importante mecanismo de fortalecimento da cidadania, colaborando assim, com a gestão pública. É de fundamental importância que cada cidadão assuma essa tarefa de participar .
O CONTROLE SOCIAL pode ser feito individualmente, por qualquer cidadão, ou por um grupo de pessoas. Exerça seus direitos, seja um Cidadão atuante.
Observação: A Controladoria Geral da União - CGU não é responsável por fiscalizar e controlar as verbas exclusivas dos municípios e estados. A CGU conta com participação dos cidadãos para que o CONTROLE SOCIAL seja feito de maneira ainda mais eficaz. Com a ajuda da sociedade, - participação contínua - será mais fácil.
Publicada em 27 de maio de 2009, a Lei Complementar nº 131, estabelece que todos os gastos e receitas públicos deverão ser divulgados em meios eletrônicos, um importante passo em direção a transparência pública.
A transparência pública é tema que vem ganhando destaque nos cenários nacional e internacional, isso também porque permite o controle social e fortalecimento da democracia.
Fonte: site Portal da Transparência/CGU
Nenhum comentário:
Postar um comentário