quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

NOTA DE REPÚDIO - Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência







Salvador, 25 de fevereiro de 2014

NOTA DE REPÚDIO

O Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com deficiência (COEDE), em reunião plenária ordinária ocorrida no dia 06 de fevereiro de 2014, na Secretaria de Justiça Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), resolve repudiar veementemente e denunciar ao Ministério Público e dar ciência aos meios de comunicação, quanto a forma ilegal com a qual a Empresa Águia Branca tem burlado a lei estadual que garante gratuidade no sistema intermunicipal de transporte público as pessoas com deficiência de baixa renda.

Para tanto, a referida empresa, incentivada pela omissão da (AGERBA), tem sistematicamente impedido as pessoas com deficiência de viajar nos dias úteis, usando o artifício de substituir os ônibus comuns das linhas convencionais por ônibus semi-leito com ar-condicionado.
Dessa forma, as pessoas com deficiência do interior do Estado, precisamente dos municípios que são servidos pela Empresa Águia Branca, ficam limitados a apenas viajar aos finais de semana, e por consequência, impedidos de usar esse direito garantido por lei que tem por finalidade facilitar o acesso dessas pessoas a educação; saúde e outros direitos fundamentais.

Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Bahia - COEDE/
Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos - SJCDH
(71)3115-8350 / 9987-5166
*coede.sjcdh@sjcdh.ba.gov.br sitio:www.sjcdh.ba.gov.br

Apoio:
Núcleo de Apoio a Pessoa com Deficiência
OBSERVATÓRIO SOCIAL -  JEQUIÉ
blog da CIDADANIA

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

EDUCAÇÃO É A SOLUÇÃO -





ouvidoriasocial.jequie@gmail.com

COMPATILHE!

DESPERTAR É PRECISO - Cidadania Participação

DESPERTAR É PRECISO
.
NO CAMINHO COM MAIAKOVSKI
                                                          Por Eduardo Alves da Costa

[...] Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim,
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem; pisam as flores, matam nosso cão,
E não dizemos nada.
Até que um dia, o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.

BERTOLD BRECHT - Depois de Maiakovski…


Primeiro levaram os negros.
Mas não me importei com isso.
Eu não era negro.
Em seguida levaram alguns operários.
 Mas não me importei com isso.
Eu também não era operário.
Depois prenderam os miseráveis.
Mas não me importei com isso. 
Porque não sou miserável.
Depois agarraram uns desempregado
Bertold Brecht (1898 – 1956)
COMPARTILHE!



EDUCAÇÃO É A SOLUÇÃO-A Educação é a arma mais poderosa



EDUCAÇÃO É A SOLUÇÃO









COMPARTILHE!

FAIXA DE PEDESTRE - motorista, ciclista e motociclista EDUCADO - respeita

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO


Utilizar o cinto de segurança, capacete, respeitar sinais e faixa de pedestres, não dirigir após consumir bebida alcoólica, evitar o uso de celular enquanto estiver dirigindo e atravessar na faixa de pedestres são algumas das principais ações preventivas que ajudam a reduzir as chances de acidentes de trânsito e suas conseqüências para os condutores. Fazer com que toda a sociedade adote tais comportamentos seguros é um grande desafio e requer um trabalho educativo permanente e leis rigorosas integradas com ações de fiscalização constantes.


As campanhas de educação de trânsito  tem o compromisso de promover a cidadania no trânsito.
Ações simples, como respeitar sinais e a faixa de pedestre,

“Sua Majestade O Pedestre – É assim que o pedestre deve ser respeitado”.


DEPOIMENTO:
Raquel Ferreira, sobrevivente (com sequelas) de um acidente de trânsito 
em uma faixa de pedestre - Brasília/DF. 

A pessoa que me atropelou pagou apenas cestas básicas. 
os motoristas não param, não respeitam. Se não tiver alguém para ajudar fica difícil atravessar.
Os motoristas precisam ter mais compreensão com os cadeirantes”, disse.

"O motorista, por sua vez, deve estar consciente da fragilidade do pedestre”.  


Em 2011, a ONU proclamou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito e lançou um desafio para os países: reduzir pela metade o número de mortes no trânsito em um prazo de 10 anos.


O BRASIL PRECISA DE VOCÊ.


O Brasil aderiu à meta de reduzir os acidentes e mortes em 50% 
através do Parada – Pacto pela Vida.

A iniciativa visa estimular esforços para conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes no trânsito [...]



A Campanha Nacional desse ano parte de uma realidade impactante, mas que nem sempre é lembrada pelos motoristas, ciclistas e motociclistas: quando um acidente não resulta em óbito, pode deixar graves sequelas em suas vítimas. Em muitos casos, quem sofre o acidente precisa reaprender até as ações mais básicas, como comer, falar e andar. Por isso, a campanha lança mão de casos reais de acidentados que estão passando por esse difícil processo de reabilitação. O conceito dá o comando: “Não deixe um acidente obrigar você a reaprender.  Seja você a mudança no trânsito.”.



Moto: É preciso saber usar.É preciso respeitar
Quando a consciência aumenta, os acidentes diminuem


COMPARTILHE!

PROGRAMA MÉDICOS PARA TODOS - mais médicos


SAÚDE DE QUALIDADE

PARA TODOS

                                           Por Drª. Eunice Higuchi

                                                                                  
O médico é visto como o remédio.
A Sociedade necessita de bons médicos, mas sozinhos eles não são capazes de resolver o problema. No Brasil o Sistema Único de Saúde (SUS) tem como finalidade alterar a situação de desigualdade na Assistência a Saúde de toda a população. Como dever do estado, o Sistema tornou obrigatório o atendimento público a qualquer Cidadão/ã. É um projeto ousado, porém na prática o que se observa é um Sistema de Saúde, dando sinais de falência múltipla, caminhando para UTI. A análise da situação demonstra falhas estruturais em todos os níveis.
FINANCIAMENTO - O governo brasileiro gasta menos que a média mundial com a saúde dos cidadãos/ãs, segundo dados divulgados em maio de 2013, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

ATENÇÃO BÁSICA - O próprio Ministério da Saúde indica que 30% a 40% das equipes da Saúde da Família não há médicos e essas equipes trabalham em situação precária, tendo às vezes que suspender o atendimento por falta de água. Os Postos de Saúde carecem de especialidades básicas como: pediatra, clínico geral e ginecologista.


ATENÇÃO DE MÉDIA COMPLEXIDADE - Por falta de leitos em UTI, muitos pacientes em fila de espera por cirurgia há 2 ou 3 anos, nos prontos socorros veem-se pacientes em macas sem colchão ou lençol e às vezes  até no chão a espera de atendimento.


O MÉDICO - A discussão atual na mídia coloca o médico como o problema central, mas o problema é bem mais complexo. 


A igualdade de direitos em relação à saúde é uma garantia dada na Constituição a ricos e pobres, mas na prática observamos grande desigualdade na oferta e na qualidade do serviço, sendo que para os  ricos são suficientes e de qualidade, para os pobres, insuficientes e de péssima qualidade.
É um quadro que revolta a todos aqueles que lutam por uma sociedade mais justa e igualitária.
                                                                         Drª Eunice Higuchi - médica sanitarista.
                                                                             Fonte: Jornal Folha Universal

COMPARTILHE!

DIREITOS HUMANOS - VOCÊ NÃO É UM CARNEIRO, VOCÊ É UM CIDADÃO/Ã

DIREITOS HUMANOS BÁSICOS

.


Você não é um carneiro, 
você é um cidadão/ã respeitado/a,
vivencia a democracia,
você é livre, exercita a cidadania.

                                                                    Por Bhagwan Shree Rajneesh – Indiano Osho

...George Gurdjieff  costumava contar uma pequena história – ela se aplica a população. Segundo a história, existia um mágico. Ele vivia no meio das montanhas e das florestas, e possuía milhares de carneiros. Mas o problema era que os carneiros tinham medo do mágico, porque, todo dia, os carneiros viam que um deles era morto para o seu café da manhã, um outro era morto para o seu almoço. Assim, eles costumavam fugir do sítio do mágico, e era um trabalho difícil encontrá-los na vasta floresta. Sendo um mágico, ele usou a mágica. Ele hipnotizou todos os carneiros e disse a diferentes carneiros... a alguns: Você é um homem, um cidadão livre, não precisa ter medo. Só os carneiros serão mortos e comidos, não você. “Você é um homem como eu, exercita a cidadania.”

Para outros carneiros ele disse: Você é um leão – somente os carneiros têm medo. Eles escapam, são covardes. Você é um leão; você preferiria morrer do que fugir. Você não pertence à mesma categoria, assim, quando um deles for morto, não é problema seu. “Eles foram destinados para serem mortos, mais você é o mais amado dos meus amigos nesta floresta, vivemos uma democracia”

Dessa maneira, contando uma história diferente para cada carneiro, a partir do segundo dia, os carneiros pararam de fugir do sítio. Eles ainda viam outros carneiros serem mortos, mais isso não era da conta deles. Alguns eram leões, outros homens, cidadãos/ãs, outros eram ... Ninguém era carneiro, exceto aquele que estava sendo morto.

Assim, sem precisar de empregados, ele administrou milhares de carneiros. Eles iam a floresta em busca de alimento e de água e voltavam para casa, acreditando sempre numa coisa: “Algum carneiro será morto, não você. Você não pertence a esse rebanho. Você é um leão ou um cidadão/ã respeitado, honrado, exercita a cidadania,  um amigo do grande mágico.” Os problemas do mágico estavam resolvidos.

Estou contando esta história, porque ela é, literalmente, verdadeira sobre você. Muitas coisas lhe tem sido ditas e você tem aceitado tudo sem sequer olhar em volta e verificar se essas coisas coincidem com a realidade ou não.

A Declaração dos Direitos humanos: Não são Direitos Humanos, mas hipocrisia, Essa é uma das estratégias para hipnotizar e condicionar  a população.

Eles não tem nenhum direito de declaração. 
Nós temos o direito de declarar. Nós somos o povo.

Por que eles não falam sobre os deveres humanos? Porque eles não querem realmente lhe dar seus direitos humanos. Sem deveres, direitos podem ser apenas apregoados, mas você não os terá em suas mãos...

Parte do discurso pronunciado em 25 de dezembro de 1986 em Bombaim, Índia
Sobre os Direitos Humanos Básicos
Por Bhagwan Shree Rajneesh – Indiano Osho

COMPARTILHE!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

COMISSÕES PERMANENTES - CÂMARA DE VEREADORES/JEQUIÉ

 

O papel das comissões permanentes

Parte da entrevista do Professor Reginaldo Dias, historiador político da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ao Portal O Diário.com - de Maringá/PR  - blogs.odiario.com/cafecomjornalista.

O que é preciso fazer para ter um trabalho mais efetivo das comissões?
Depende do comprometimento dos parlamentares e das bancadas, mas talvez eles, do seu próprio jeito, pensem que estão fazendo o melhor. Por isso, creio que precisamos nos preocupar com o que acontece com o nosso voto depois que a urna se fecha. Ou seja, precisamos fiscalizar as pessoas que se elegem com nosso voto. Não é desconfiança, não. É uma forma de afinar a sintonia entre eleitor e eleito. Além do mais, a constituição já diz que o poder emana do povo e com o povo deve ser exercido. Isso vale para todos os mandatos, em todas as esferas.

O Legislativo exerce, de fato, seu papel constitucional?
Como regra, pesquisas de opinião apontam que o poder Legislativo é o que tem os piores indicadores populares de avaliação. Isso não é de hoje. Com a redemocratização e a promulgação da Constituição de 1988, havia um otimismo em relação ao papel que o Legislativo iria desempenhar. Duas décadas depois, percebe-se ...

Quais os riscos para a sociedade de uma Câmara que possui comissões permanentes descompromissadas?
O risco é a fragilização do poder Legislativo e o consecutivo desequilíbrio entre os poderes. O ordenamento jurídico estabelece a independência e o equilíbrio entre os poderes.

COMPARTILHE!

Veja abaixo, a atual composição dos membros Titulares e Suplentes das Comissões Permanentes da Câmara de Vereadores de Jequié:            
                                                Fonte: site Câmara de Vereadores de Jequié

• COMISSÃO DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL
Eliezer Filho ( Fiim ) – Titular -Presidente
Soldado Gilvan  - Titular
Joaquim Caíres - Titular
Meiry  Lopes - Suplente
Ivan do Leite - Suplente

• COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Manoel Gomes  – Titular - Presidente

Meiry  Lopes - Titular
Joaquim Caires - Titular
Dr. Wanderley  - Suplente
Pé Roxo - Suplente

COMISSÃO DE URBANISMO, INFRA-ESTRUTURA MUNICIPAL E FISCALIZAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO URBANO 
Beto de Lalá – Titular - Presidente
Neto da Água Já- Titular
Tinho de Valdeck - Titular

Meiry  Lopes - Suplente
Ivan do Leite - Suplente

• COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS, DO CONSUMIDOR
Neto da Água Já- Titular - Presidente
Colorido - Titular
Ivan do Leite - Titular
Pé Roxo  - Suplente
Deyvison  - Suplente

• COMISSÃO DO MEIO AMBIENTE
Tinho de Valdeck – Titular-Presidente*
Chico de Alfredo - Titular
Josué  Menezes - Titular
Eliezer Filho ( Fiim)- Suplente
Ivan do Leite- Suplente


• COMISSÃO DA JUVENTUDE
Tinho de Valdeck– Titular - Presidente

Colorido  - Titular
Dorival Júnior - Titular
João  Cunha  - Suplente

Pé Roxo - Suplente


As Comissões são órgãos técnicos constituídos de 03 ( três) titulares e (dois) suplentes, de caráter permanente ou transitório, destinadas a examinar matéria em tramitação na Câmara e emitir parecer sobre a mesma, investigar fatos determinados e ainda representar o legislativo.
Na Constituição das Comissões, tanto quanto possível, será assegurada a representação proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares.
                                                                Fonte: site Câmara de Vereadores de Jequié




DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM - Materiais e Orientações

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
MATERIAIS E ORIENTAÇÕES

DISLEXIA BRASIL (CURSO ONLINE GRATUITO)

ABDA - Associação Brasileira do Déficit de Atenção

BRASIL ESCOLA


JORNAL DA EDUCAÇÃO

Associação Brasileira de Dislexia: ABD



 EDUCAÇÃO ADVENTISTA (blog Educação Especial)
www.educacaoadventista.org.br

INSTITUTO ABCD
alguns materiais para Escolas e Professores:
- 
Outras informações e materiais GRÁTIS sobre
Dislexia, Hiperatividade, TDA e outras Dificuldades de Aprendizagem
          Núcleo de Apoio as Dificuldades de Aprendizagem  
    Tel. 73-8816.3350