segunda-feira, 12 de outubro de 2015

PESSOAS COM TDAH TERÃO ATENDIMENTO DIFERENCIADO NO ENEM .

Leia mais especificamente o regulamento de número 2 do Edital (do atendimento diferenciado e específico), artigo 2.2.1.1 que contempla as pessoas com TDAH. 

UM DIREITO ASSEGURADO,
 UMA CONQUISTA DE TODOS NÓS!

Escrito por ABDA – Associação Brasileira do Déficit de Atenção


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA
EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM 

...2. DO ATENDIMENTO DIFERENCIADO E ESPECÍFICO

2.1 O Inep, nos termos da legislação vigente, assegurará atendimento DIFERENCIADO e atendimento ESPECÍFICO aos PARTICIPANTES que deles comprovadamente necessitarem.
2.2 O PARTICIPANTE que necessite de atendimento DIFERENCIADO e/ou de atendimento ESPECÍFICO deverá, no ato da inscrição:

...2.2.1 Informar, em campo próprio do sistema de inscrição, a condição que motiva a solicitação de atendimento de acordo com as opções apresentadas:

2.2.1.1 Atendimento DIFERENCIADO: oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, , autismo ou com outra necessidade especial.

2.2.1.2 Atendimento ESPECÍFICO: oferecido a sabatistas (pessoas que, por motivo religioso, guardam o sábado), gestantes, lactantes, idosos ou estudantes em classe hospitalar.


O atendimento diferenciado é a inclusão de pessoas com necessidades especiais ou que estejam passando por situações específicas no Exame Nacional do Ensino Médio. Por exemplo: pessoas com baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, dislexia, surdo-cegueira, déficit de atenção, autismo ou com outra necessidade especial podem fazer pedidos de Atendimento Diferenciado no momento da inscrição e solicitar o recurso ou auxílio necessário no dia da prova. Prova em Braile, prova com letra ampliada, tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), guia-intérprete para surdo-cego, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, leitura labial, sala de fácil acesso e mobiliário acessível são as opções disponíveis para solicitação.
Além disso, há o atendimento específico, oferecido para pessoas em situações não-convencionais: sabatistas (que, por motivos religiosos, guardam o sábado), gestantes, lactantes, idosos, estudantes que recebem aulas formais na condição de internado para tratamento e saúde. O atendimento específico também só pode ser solicitado durante o processo de inscrição.

Leia mais - acesse:


Núcleo de Apoio as Dificuldades de Aprendizagem
do OBSERVATÓRIO Ação SOCIAL - Jequié
estará postando notícias sobre 
Déficit de atenção, hiperatividade, dislexia 
e outras dificuldades de aprendizagem.
Aguardem!
Participem!
E-mailobservatoriosocialjequie@gmail.com



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