terça-feira, 17 de novembro de 2015

PESQUISA DO TSE SOBRE COMPRA DE VOTOS



Pesquisa revela que compra de votos 
ainda é realidade no país

A pesquisa encomendada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as Eleições 2014 mostra que a compra e venda de votos ainda é uma realidade no Brasil, uma vez que pelo menos 28% dos entrevistados revelou ter conhecimento ou testemunhado essa prática ilegal. A pesquisa foi realizada pela empresa Checon Pesquisa/Borghi e ouviu quase dois mil eleitores de 18 a 60 anos em sete capitais, incluindo o Distrito Federal, de todas as regiões brasileiras.



Comprar voto é um crime previsto na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 – artigo 41-A) e pode levar à cassação do registro ou do diploma do candidato. De acordo com a lei, o candidato não pode doar, oferecer, prometer ou entregar ao eleitor nenhuma vantagem pessoal de qualquer natureza com o fim de obter seu voto. Esse pedido não precisa nem mesmo ser explícito para caracterizar a compra de votos, ou seja, se houver evidência do crime já é suficiente para ensejar a punição.



Uma das conclusões da pesquisa aponta que “a percepção do eleitor no sentido de que a compra de votos é um crime,  ainda é pequena”. Dessa forma, “muitos enxergam com naturalidade oferecer o voto em troca de benefícios”. O estado que registrou o maior número de pessoas que declaram ter conhecimento de compra de voto foi Roraima, onde 71% dos entrevistados responderam afirmativamente a essa questão. Por outro lado, o Rio Grande do Sul registrou o menor índice, com 18% de respostas positivas.




A pesquisa
Os interessados em saber mais detalhes sobre a pesquisa Eleições 2014 podem acessar o Portal do TSE. Além de tratar das campanhas de esclarecimento ao eleitor, o levantamento de caráter qualitativo e quantitativo aborda temas como o papel da Justiça Eleitoral e a transparência do voto 

Fonte texto -  site TSE












Nenhum comentário:

Postar um comentário