sábado, 19 de dezembro de 2015

SARAU DA ONÇA E GRUPO ÁGAPE NO EMERGÊNCIAS


Por Valdeck Almeida de Jesus 
O Poeta da Verdade

Os coletivos Sarau da Onça e Grupo Ágape, formados por jovens de Sussuarana, periferia de Salvador, participaram do evento Internacional Emergências, promovido pelo Ministério da Cultura, que aconteceu de 07 a 13 de dezembro de 2015, no Rio de Janeiro.

Para Sandro Sussuarana, o Emergências foi um passo importante para tratar de assuntos relacionados não somente à cultura, política, diversidade, mas também para poder compreender que espaços como estes precisam ser ocupados com maior representatividade para o povo Negro, as mulheres, os povos indígenas; pautas tão emergenciais quanto a situação política que repercutem em todos os campos de atuação da sociedade civil, os movimentos sociais, pontos de culturas, mestres da palavra etc. E completa: “Para que esta representatividade venha a ser pautada não como "cotas", mas como obrigação, é preciso que ocupemos estes espaços e façamos as abordagens a respeito dos nossos direitos!”


 "Eu quero ter melhores condições de vida para mim e para a sociedade em que vivo. A gente não fala de diferença social. Existe gente que não tem nada, que não jantou ontem. Por outro lado, produzimos muita riqueza, pré-sal etc. Nossa riqueza é muito mal dividida. Temos que fingir que não existe diferença social. Temos que colocar esse debate em evidência, botar na pauta do Emergências". (Viviane Sales - Poesia de Esquina).

Ao fim e ao cabo, a vontade de permanecer e de lutar mais, porém a estrada já chamava a todos e todas para seus destinos originários. E os sonhos, conexões, intercâmbios viajaram junto com cada participante, cada qual com um sonho e um projeto na cabeça e na alma. Quiçá todos os sonhos se concretizem e que no próximo encontro possamos compartilhar mais e mais experiências de vida. A democracia sai reforçada do Emergências, que foi o palco principal para a confraternização e afirmação das diferenças.



 Seja protestando ou falando de amor!

(...) "Evoluímos para não sucumbir,
Honramos o verso que nos resgatou,
Seja protestando, ou falando de Amor,
Eu posso garantir, que ninguém
Vai sair daqui, do mesmo jeito que entrou"
"Amor incondicional é o que nos une, o desejo de mudança a cada verso,  onde houver injustiça ou algo impune,  levaremos a palavra de PROTESTO..."
"O objetivo não muda, o objetivo é mudança."
"A luta nos mantém viv@s"
"As barreiras eram pra impedir? A gente achou que era pra derrubar!"
"A nossa casa é Sussuarana, mas o nosso espaço é a gente quem diz!"


Núcleo de apoio a Educação e a Cultura 
OBSERVATÓRIO Ação SOCIAL - Jequié
Participação Popular Cidadã







Nenhum comentário:

Postar um comentário