DISLEXIA, TDAH, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
AVALIAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Por Gilmar de Oliveira *
“É fundamental de se lembrar, que até a famosa preguiça é um sintoma, não a causa da dificuldade de aprendizagem. Um sintoma que traz algo maior, que deve ser identificado e minimizado.”
...“Não deve existir prazer em ver um aluno reprovar de ano, mesmo que ele seja indisciplinado ou preguiçoso. Nem é “justiça” reprovar o aluno apático”
Triste é o professor levar para o lado pessoal. Pior é usar nota (este grande mal da educação) para punir. Horrível é um aluno reprovar sem se saber a causa do desinteresse, do fraco rendimento.
Não há reprovação quando um programa de reestruturação do aprendizado é promovido.
Ou seja, por causa física ou emocional (ou ambas), ou por “descompromisso” com a realidade do aluno é que ocorre o fracasso na escola. Mas algo precisa ser feito, tanto no âmbito político quanto no individual: que cada especialista ou professor encaminhe a família para um especialista, peça a montagem de um programa de acompanhamento pedagógico, oriente a família ou denuncie a negligência ao Conselho Tutelar ou ao Ministério Público, se for o caso. Existem causas diferentes em cada caso de déficit na aprendizagem, mesmo com diagnóstico semelhante, cada caso tem suas particularidades.
" A inclusão inicia no resgate do aluno com déficit de aprendizagem e da escola de qualidade".
* Gilmar de Oliveira, psicólogo clínico e institucional; CRP 12/01950. e professor universitário (INESA); especialista em Neuropsicologia e Aprendizagem e Mestre em Educação e Cultura. Endereço eletrônico: gilmardeoliveira@uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário