quarta-feira, 29 de julho de 2015

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM - CUIDADOS NA AVALIAÇÃO E NO DIAGNÓSTICO


CUIDADOS NA AVALIAÇÃO E NO DIAGNÓSTICO
 Gilmar de Oliveira   
  
"Ele é preguiçoso, não tem vontade para nada,
                                         não aprende porque não quer."
“Precisa cobrar mais, só faz com acompanhamento”.

As frases acima são as que mais ouço quando vou às escolas, ouvir dos professores sobre o rendimento e o comportamento de meus pacientes. Estas e muitas outras, com pequenas diferenças de expressão (não de conteúdo), expressam inevitavelmente dois pontos cruciais:


1) O  comportamento apático ou desafiador do aluno causa irritação e stress ao professor (e diretor).
2) O professor e a escola em geral não sabem qual a forma adequada de agir (se é que existe uma) frente a alunos que não apresentam bom rendimento e ficam apáticos ou inertes frente aos conteúdos, por ser diferentes dentro e fora de sala.



O discurso da imensa maioria dos professores brasileiros é de que o aluno é responsável por sua aprendizagem. Em seguida a responsabilidade pela boa ou má aprendizagem é dos pais (família), após vem os professores, seguidos da didática e da estrutura da escola*.  Os alunos são os culpados, portanto. Algo torto assim.


Claro, é mais simples achar culpados. Nossas escolas têm profissionais dedicados e esforçados, mas despreparados, para as dificuldades de aprendizagem.

O motivo maior do erro de diagnóstico, que torna o aluno culpado da não aprendizagem escolar, advém da falta de qualidade e do preparo técnico que os professores receberam durante a faculdade. E o professor, frente a um comportamento apático ou indisciplinado é induzido a uma falsa impressão de que o aluno pode melhorar sozinho. Que aprende se quiser.



O aluno com preguiça, apatia ou agressividade está sofrendo! Preguiça não é causa, é sintoma! Reconhecer o sintoma e achar a  causa  é  obrigação  da família,  com orientação de equipe multidisciplinar e da escola.



Enquanto isso, na faculdade, apresentações de Teorias Epistemológicas tomam o lugar de treinamentos de manejo didático e formas de lidar e lidar com dificuldades de aprendizagem.




SOLICITE - GRÁTIS:
e-mail: observatoriosocialjequie@gmail.com
CARTILHAS, MATERIAIS E ORIENTAÇÕES:
Dificuldades de Aprendizagem
Dislexia
TDAH - Cartilha (para Pais)
TDAH - Cartilha (para Educadores)
OBSERVATÓRIO Ação SOCIAL - Jequié
Núcleo de Apoio as Dificuldades de Aprendizagem





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