domingo, 12 de junho de 2016

COMITÊS LOCAIS DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO


Os Comitês Locais de Mobilização são instâncias que articulam a implantação do Plano em determinada região. São compostos pelas lideranças com maior capacidade de articulação e disponibilidade entre as diversas instituições da sociedade, como Igrejas, entidades de classe empresariais e dos trabalhadores, Conselho Tutelar, conselhos e secretarias municipais ou estaduais de Educação, universidades, clubes de serviço e Ministério Público.



Os membros dos Comitês de Mobilização realizam atividades que oferecem espaço para discussões e reflexões com a sociedade e as famílias a respeito da realidade da Educação no País, com base nas informações e nos dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). Durante as ações promovidas pelos Comitês de Mobilização, as famílias são orientadas a buscar informação sobre o cotidiano escolar dos filhos. São conscientizadas, ainda, a respeito da importância da participação dos pais na vida escolar dos alunos e sobre a contribuição dessa iniciativa para a melhoria da qualidade do ensino.



Famílias (pais, mães, avós, tios, parentes responsáveis pelos estudantes): precisam saber que educação pública, gratuita e de boa qualidade é um direito garantido por Lei. E que podem exigir da escola que seus filhos APRENDAM O QUE DEVEM APRENDER NA IDADE CERTA. Mas, também, que têm o DEVER de ajudar a escola nessa tarefa.
Incentive os pais e parentes a visitar a escola onde os filhos estudam.
Base do Plano de Mobilização: todas as famílias e responsáveis pelas crianças e jovens têm o direito de reivindicar que a escola dê uma educação de qualidade para todos os alunos. Podem e devem cobrar providências, medidas e ações para que isso ocorra.



Escolas: fundamentais para a aprendizagem dos alunos, precisam ser bem administradas, articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola.



Comunidade e lideranças locais: A escola deve ultrapassar seus muros e aproveitar melhor os espaços e os saberes da comunidade. Isso contribui para um currículo mais rico, contextualizado, relevante e cidadão. As lideranças comunitárias e religiosas podem contribuir com a escola e reforçar o diálogo com as famílias, incentivando-as a participar na vida escolar dos filhos.





Órgãos e entidades de proteção às crianças, adolescentes e suas famílias: responsáveis por programas e ações que apoiam as famílias, nas áreas da Saúde, Assistência Social, Trabalho e Emprego, Justiça e Direitos Humanos. Aí se incluem os promotores da Infância e da Juventude, os juízes, os conselheiros tutelares...

Fonte: http://mse.mec.gov.br


Núcleo de Apoio a Educação

do OBSERVATÓRIO de Ação SOCIAL - Jequié
Participação Popular Cidadã










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