domingo, 28 de maio de 2017

FALTA DE ACESSIBILIDADE - PRAÇA RUY BARBOSA - UM DOS CARTÕES POSTAIS DE JEQUIÉ



FALTA DE ACESSIBILIDADE - PRAÇA RUY BARBOSA
UM DOS CARTÕES POSTAIS DE JEQUIÉ
Em visita realizada, por nós, alunos de Engenharia Civil da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), avaliamos as condições de Acessibilidade na Praça Ruy Barbosa (um dos cartões postais), localizada no centro da cidade de Jequié – BA. Verificamos que o ambiente não atende ao mínimo de requisitos requeridos pela NORMA BRASILEIRA 9050 (ABNT), que ampara e regulamenta as condições de Acessibilidade.

A praça deixa a desejar desde as questões de falta de rampas de acesso, ou rampas inadequadas, buracos no piso, até a inexistência de estacionamentos reservados às Pessoas com Deficiência e Idosos. Além disso, os banheiros inapropriados e a falta de Piso Tátil são pontos que devem ser frisados.


É inaceitável e lamentável a situação de um ambiente que deveria acolher a todos de forma igualitária, e que, no entanto priva uma grande parcela da população que necessita de condições específicas de acesso.
























DIA DA MATA ATLÂNTICA - 27 de maio












.



DIA DO RESPEITO AO CONTRIBUINTE - 25 de maio

















.


quinta-feira, 25 de maio de 2017

DRAMA DAS CALÇADAS EM JEQUIÉ - ACESSIBILIDADE DIREITO DE TODOS




Jequié é uma cidade que ainda carece de entender as necessidades de locomoção e acessibilidade da pessoa com deficiência. Esta é a principal bandeira do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEF), que vem lutando arduamente com o apoio dos Parceiros para que os direitos dessas pessoas sejam respeitados na sua integralidade.

O direito de todos à igualdade e à segurança, sem distinção de qualquer natureza, é garantido pela Constituição Federal. Entretanto, numa simples caminhada pelas calçadas do município de Jequié, verificamos que estas não garantem esses direitos fundamentais a todos indistintamente, principalmente às pessoas que possuem algum tipo de dificuldade de locomoção.

Para melhorar as condições de segurança e acessibilidade das calçadas faz-se necessário uma mudança de postura. O poder público municipal deve se responsabilizar pela construção e conservação de todas as calçadas do município, ou adotar uma política eficiente de fiscalização e orientação dos proprietários para uma correta execução.


A exclusão do direito de ir e vir são uma triste realidade nas cidades brasileira, incluindo o município de Jequié, o qual, apresenta quadros dramáticos relacionados à LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015: “Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com deficiência (ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA)” 


Então se percebe, o quanto é necessário que estes sejam incluídos no âmbito da Mobilidade Urbana, pois a C.F (Constituição Federal) garante essa premissa. 


Alunos do Curso de Engenharia – FTC Jequié